2001: Uma Odisséia no Espaço

Desde a pré-história, um misterioso monolito negro parece emitir sinais de outra civilização, interferindo no nosso planeta. Quatro milhões de anos depois, no século XXI, uma equipe de astronautas a bordo na nave Discovery, que é comandada pelo computador HAL 9000, é enviada a Júpiter para investigar o enigmático monolito.

2001: A Space Odyssey é um filme de ficção científica de 1968 produzido e dirigido por Stanley Kubrick, coescrito por Kubrick e Arthur C. Clarke baseado parcialmente no conto “The Sentinel” do próprio Clarke. Um romance de mesmo nome, escrito concomitantemente com o roteiro, foi publicada logo após o lançamento do filme.

O filme lida com os elementos temáticos da evolução humana, existencialismo, tecnologia, inteligência artificial e vida extraterrestre. É notável por seu realismo científico, efeitos especiais pioneiros, imagens ambíguas que são abertas a ponto de se aproximarem do surrealismo, som no lugar de técnicas narrativas tradicionais e o uso mínimo de diálogo.

O filme é memorável por sua trilha sonora, resultado da associação feita por Kubrick entre o movimento de satélites e os dançarinos de valsas, o que o levou a usar a valsa Danúbio Azul, de Johann Strauss II, e o famoso poema sinfônico de Richard Strauss, Also sprach Zarathustra, para mostrar a evolução filosófica do Homem, teorizado no trabalho de Friedrich Nietzsche de mesmo nome.

Apesar de ter sido recebido inicialmente de forma mista, 2001: A Space Odyssey é atualmente considerado um dos melhores e mais influentes filmes já feitos. Foi indicado a quatro Oscars nas categorias de Melhor Diretor, Melhor Roteiro Original (o filme foi indicado na categoria de roteiro original, apesar de ser adaptado do conto de Arthur C. Clarke), Melhor Direção de Arte e Melhores Efeitos Visuais, ganhando nesta última. Em 1991, foi considerado “culturalmente, historicamente ou esteticamente significante” pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos para ser preservado no National Film Registry.

Veja mais sobre o filme aqui na Wikipedia.org

https://pt.wikipedia.org/wiki/2001:_A_Space_Odyssey

Para assistir o filme baixe AQUI

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*